Cidades Resilientes – 20h

ibedsCIDADES e1537814015996 - Cidades Resilientes - 20h

Construindo Cidades Resilientes

carga horária: 20 h/a 

pag5 - Cidades Resilientes - 20h

Introdução
A Campanha Construindo Cidades Resilientes é uma iniciativa global lançada em 2010 pelo Fórum de Prefeitos para Adaptação e pela Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres - EIRD, que hoje envolve países de todas as regiões do mundo. A ONU reconhece a necessidade de unificar as culturas compartilhando as experiências em prol de maior resiliência a desastre de cada município. Com mais de 1000 municípios participantes do acordo com a EIRD, o Brasil é um dos países de maior representação nessa campanha. Compreender como e quando os eventos adversos podem se tornar um desastre e promover ações para que as vulnerabilidades sejam reduzidas são os desafios propostos para esse milênio frente às mudanças climáticas e aos eventos naturais extremos.
Objetivo do curso
Apresentar os 10 passos de construção de cidades resilientes estabelecendo planos estratégicos de ação para construção de cidades resilientes. Compreender os processos, atividades, tarefas, rotinas e fluxos para construção de cidades resilientes; Compreender as formas de parcerias, agências de cooperação e captação de recursos em projetos de Proteção e Defesa Civil, Construindo Cidades Resilientes, Planejamento Urbano.
A quem se destina
A todos que atuam ou desejam atuar como Gestores de Crises, Diretores de Operações em Emergências Ambientais, Bombeiros, Policiais militares, funcionários públicos de autarquias ou das mais diversas secretarias estaduais, funcionários públicos federais, profissionais da área ambiental, da saúde, de segurança do trabalho, engenharias, entre outros.
Descrição do programa
Curso com metodologia desenvolvida pela Estratégia Internacional para Redução de Riscos de Desastres da ONU(EIRD/ONU). Apesar de se tratar de uma iniciativa global, a Campanha Construindo Cidades Resilientes tem como foco os governos locais, principais responsáveis por ações de redução de riscos de desastres nas cidades. Esse curso apresenta todos os quesitos preconizados pela ONU, com profissional capacitados pela UNISDR (ONEA/GETI) em Resiliência e Redução do Risco no Ambiente Urbano: Desenvolvimento de Capacidades para a construção de Cidades Resilientes.
Metodologia
abordagem pedagógica do curso compreende estudo de casos que, na mesma medida em que a teoria desenvolve-se ao longo dos conteúdos programáticos, estejam também previstas atividades práticas. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio. 
Apresentação dialogada, recursos didático/tecnológicos; estudos de casos e simulados de mesa. Utilização da metodologia da UNISDR para construção de cidades resilientes: Indicadores Urbanos Locais. 
método educacional IBEDS tem foco na Excelência em Educação e formação de líderes que no processo contínuo do Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional permitirá que todos os alunos possam identificar suas aptidões e potencializá-las, por meio do acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo
Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental  - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
- Para turmas in company será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes. Também será fornecido um termo de encerramento do curso, que, juntamente com as listas de presença, são evidências da realização do treinamento.
Conteúdo programático
DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Os 10 passos para construção de cidades resilientes - Marco Sendai 2015-203015
Autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional5
Profa. Dra. Patrícia Sottoriva
Professora, Pesquisadora e Consultora empresarial. Doutora em Biotecnologia Industrial (EEL/USP, 2006), Mestre em Química Analítica (UFPR, 2002); Especialista em Metodologia para o Ensino de Ciências (FESL, 1998); Graduação: Ciências Plena/Química (UNOESTE, 1996); Experiências: Diretora-Presidente do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental (IBEDS); Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Risco de Desastres (ABP-RRD); Atua a mais de 30 anos no magistério, ministrando aulas, coordenando cursos de especializações e projetos de pesquisa em instituições de ensino pública e privadas, exercendo funções desde o Ensino fundamental e médio, Graduações, Pós-Graduações Lato e Stricto sensu; Coautora do livro "Atendimento de Saúde a Múltiplas Vítimas e em Catástrofes". 02. ed. Curitiba: SAMU INTERNACIONAL, 2014. v. 01. 736p.
CV: http://lattes.cnpq.br/2635830346518518
Formulário de Inscrição

Identificação*
E-mail*
Telefone para contato*
-
Endereço:*
escolha o curso*

 

Caso tenha uma demanda acima de 5 pessoas ou deseja informações de como levar esse curso para sua cidade/empresa, preencha o formulário e entraremos em contato com você.
CONTATO PERSONALIZADO