Construção de Cidades Resilientes

IBEDS CIDADES - Construção de Cidades Resilientes

Construindo Cidades Resilientes

carga horária: 60 h/a 

Coordenação: Profa. Dra. Patrícia Sottoriva Resultado de imagem para clique  png

[email protected]

Introdução
A Campanha Construindo Cidades Resilientes é uma iniciativa global lançada em 2010 pelo Fórum de Prefeitos para Adaptação e pela Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres - EIRD, que hoje envolve países de todas as regiões do mundo. A ONU reconhece a necessidade de unificar as culturas compartilhando as experiências em prol de maior resiliência a desastre de cada município. Com mais de 1000 municípios participantes do acordo com a EIRD, o Brasil é um dos países de maior representação nessa campanha. Compreender como e quando os eventos adversos podem se tornar um desastre e promover ações para que as vulnerabilidades sejam reduzidas são os desafios propostos para esse milênio frente às mudanças climáticas e aos eventos naturais extremos.
Objetivo do curso
Capacitar as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento local a elaborarem projetos para acesso aos recursos dos fundos públicos e privados existentes no Brasil e compreender os processos, atividades, tarefas, rotinas e fluxos para construção de cidades resilientes. Conhecer as formas de parcerias, agências de cooperação e captação de recursos em projetos de Proteção e Defesa Civil, Construindo Cidades Resilientes, Planejamento Urbano. Estabelecer o planejamento como ferramenta gerencial.
A quem se destina
A todos que atuam ou desejam atuar como Gestores de Crises, Diretores de Operações em Emergências Ambientais, Bombeiros, Policiais militares, funcionários públicos de autarquias ou das mais diversas secretarias estaduais, funcionários públicos federais, profissionais da área ambiental, da saúde, de segurança do trabalho, engenharias, entre outros.
Descrição do programa
Curso com metodologia desenvolvida pela Estratégia Internacional para Redução de Riscos de Desastres da ONU(EIRD/ONU). Apesar de se tratar de uma iniciativa global, a Campanha Construindo Cidades Resilientes tem como foco os governos locais, principais responsáveis por ações de redução de riscos de desastres nas cidades. Esse curso atende a todos os quesitos preconizados pela ONU, com profissionais capacitados pela UNISDR (ONEA/GETI) em Resiliência e Redução do Risco no Ambiente Urbano: Desenvolvimento de Capacidades para a construção de Cidades Resilientes.
Metodologia
abordagem pedagógica do curso possibilita que, na mesma medida em que a teoria desenvolve-se ao longo dos conteúdos programáticos, estejam também previstas atividades práticas, por meio do uso de laboratórios e de equipamentos específicos, de forma a permitir não apenas a plena compreensão dos temas em estudos teóricos, mas também em sua vivência experimental e prática. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio. 
Apresentação dialogada, recursos didático/tecnológicos; estudos de casos e simulados de mesa. Utilização da metodologia da UNISDR para construção de cidades resilientes: Indicadores Urbanos Locais. Cada participante poderá desenvolver um projeto específico para o seu município durante a realização do curso com orientação de especialistas. 
método educacional IBEDS tem foco na Excelência em Educação e formação de líderes que no processo contínuo do Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional permitirá que todos os alunos possam identificar suas aptidões e potencializá-las, por meio do acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo
Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental  - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
- Para turmas in company será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes. Também será fornecido um termo de encerramento do curso, que, juntamente com as listas de presença, são evidências da realização do treinamento.

No curso "Construindo Cidades Resilientes" você aprenderá a preparar os recursos humanos, a estruturar organizacionalmente o seu município e a elaborar projetos para buscar recursos financeiros e tornar sua Cidade mais Resiliente!

Conteúdo programático
DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Os 10 passos para construção de cidades resilientes - Marco Sendai 2015-20305 h/a
Mapeamento dos cenários de risco ambientais10 h/a
Capacidade financeira para a resiliência - Elaboração de Projetos10 h/a
Mapeamento de riscos estruturais e vulnerabilidades dos riscos10 h/a
Zonas naturais de amortização de desastres5 h/a
Capacidades institucionais e sociais para a resiliência5 h/a
Sistemas Integrados de gestão de desastres10 h/a
Autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional5 h/a
Instrutora: Profa. Dra. Patrícia Sottoriva
Professora, Pesquisadora e Consultora empresarial. Doutora em Biotecnologia Industrial (EEL/USP, 2006), Mestre em Química Analítica (UFPR, 2002); Especialista em Metodologia para o Ensino de Ciências (FESL, 1998); Graduação: Ciências Plena/Química (UNOESTE, 1996); Experiências: Diretora-Presidente do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental (IBEDS); Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Risco de Desastres (ABP-RRD); Atua a mais de 30 anos no magistério, ministrando aulas, coordenando cursos de especializações e projetos de pesquisa em instituições de ensino pública e privadas, exercendo funções desde o Ensino fundamental e médio, Graduações, Pós-Graduações Lato e Stricto sensu; Coautora do livro "Atendimento de Saúde a Múltiplas Vítimas e em Catástrofes". 02. ed. Curitiba: SAMU INTERNACIONAL, 2014. v. 01. 736p.
CV: http://lattes.cnpq.br/2635830346518518
Instrutor: Prof. MSc. Herbert Schäfer
Professor e Consultor empresarial. Mestre em Informática na área de Inteligência Artificial (UFPR, 2000); Graduação: Bacharel em Análise de Sistemas (UFPR, 1995) e Técnico em Eletrotécnica (CEFET/PR, 1985); Experiências: Sócio fundador da Deutsch Komp Sistemas de Informação e Automação Ltda. (2003); Atua a 20 (vinte) anos na área acadêmica como docente e coordenador dos cursos de Tecnologia em Automação Industrial e de Tecnologia em Eletrônica Industrial; Na área empresarial atua a 30 anos no desenvolvimento de soluções customizadas para a indústria, com maior ênfase em sistemas que necessitem tanto de software quanto de hardware embarcado. Na TELEPAR desenvolveu e implantou o sistema de gerenciamento de eventos e serviços do Centro Estadual de Gerência de Redes (CEGR). Este sistema, operado simultaneamente em 5 centros regionais e um estadual em ambiente 24x7 foi agraciado com o 2º Lugar Nacional no Prêmio Nacional de Software para Telecomunicações oferecido pela ADETEC, pelo SOFTEX 2000 e pelo CNPq no ano de 1.999.
CV: http://lattes.cnpq.br/3543434351295203
Instrutor: Prof. Eng. Heitor Costa Neto
Especialista em Administração Pública (UNIBRASIL, 2004); Emergências Ambientais (PUCPR, 2007); MBA em Gestão Ambiental Urbana (SPEI, 2010); Graduação: Engenheiro Agrônomo (UFPR, 1979); Experiências: na área de Licenciamento Ambiental e Políticas Públicas Ambientais. Atuou na EMATER-PR e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Consultor Ambiental e Agricultura Urbana.
CV: http://lattes.cnpq.br/4719502153691665
Instrutor: Prof. Eng. Luis Alberto Lopez Miguez
Especialista em Sustentabilidade e Gestão de Cidades (ISULPAR, 2012); Gestão, Educação e Planejamento Ambiental (SPEI, 2009); Emergências Ambientais (PUCPR, 2007); Administração, Controle e Monitoramento da Qualidade de Vida Urbana (IEP, 2001); Graduação: Engenharia Cartográfica (UFPR, 1991); Experiências: Consultor de Geoprocessamento; Docente Geoprocessamento Aplicado a Emergências Ambientais; responsável pelo Sistema de Informações Georreferenciados – Monitoramento dos indicadores das metas dos Objetivos do Milênio / ORBIS Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade.
Instrutor: Prof. Eng. Marcelo Alexandre Solera
Especialista em Patologia nas Obras Civis e Engenharia de Edificações, Meio Ambiente e Saneamento; Graduação: Engenharia Civil (PUCPR, 2001); Experiências: Consultor na área de Engenharia Civil e em Análise e Avaliação de riscos estruturais e movimento de massa (deslizamentos).
CV: http://lattes.cnpq.br/4198486893798354
Instrutor: Prof. Esp. Nelson de Lima Ribeiro
Especialização: Especialista em Proteção e Defesa Civil; Graduação: Gestão Pública (IFPR, 2012); Experiências: Consultor na área de Defesa, com ênfase em Defesa Civil e Emergências Ambientais; já elaborou diversos cursos de treinamento e capacitação para inspetores, agentes de defesa civil e guardas municipais em prevenção e atendimento de emergências ambientais.
CV: http://lattes.cnpq.br/6515693135162768

Inscreva-se agora e garanta sua vaga!  

Nesse curso, além ter aulas com profissionais que são referência nessa área, você terá como bônus a orientação para elaborar um projeto para o seu município ou empresa.

Ficha de inscrição

Identificação*
E-mail*
Telefone para contato*
-
Endereço:*
Escolha qual turma deseja inscrever-se: *
IBEDS CIDADES - Construção de Cidades Resilientes
Fale com a coordenação: [email protected]
Caso tenha uma demanda acima de 10 pessoas ou deseja informações de como levar esse curso para sua cidade/empresa, preencha o formulário e entraremos em contato com você.
CONTATO PERSONALIZADO
Todos os cursos tem no processo educacional o foco no Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional. 
Todos os alunos terão o acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso.
Para garantir a excelência na educação as vagas são limitadas. Portanto faça agora sua inscrição e garanta sua vaga!
⇑ INCLUSO 
Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).
Garantia de acompanhamento de um Coach no período de realização do curso.
$ INVESTIMENTO
Condições especiais para grupos de 10 alunos, consulte-nos;
Condições especiais para empresas conveniadas, consulte-nos;
Para turma in company, consulte-nos.
⊗ CANCELAMENTO CURSO
Curso cancelado pelo IBEDS, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago da inscrição.
Pelo ALUNO até 10 dias antes do início do treinamento, será devolvido 75% do valor pago.
Após o início do curso, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.
 ◊ NÚMERO DE VAGAS
Limitado: As vagas serão preenchida de acordo com a ordem de pagamento das inscrições.
As inscrições excedentes ao número de vagas ficarão em lista de espera.