CRIS-GRD

Slide1 - CRIS-GRD

Introdução
Num panorama onde as mudanças climáticas somadas às grandes concentrações urbanas resultam no aumento significativo das vulnerabilidades, a preparação precisa começar a partir dos recursos humanos. Sem que pessoas estejam aptas a gerir esse processo, os textos sobre Proteção e Defesa Civil existentes na lei 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil praticada no Brasil não atingirão as metas a que se destinam. A ausência de pessoas preparadas e conscientizadas também pode ser considerada uma vulnerabilidade, talvez, a maior delas. Colocar em prática o contido na legislação requer a promoção de uma necessária mudança de comportamento em toda a sociedade, inclusive na classe política e técnica que atuam na gestão pública e das principais empresas. Existe, entretanto, espaço para que qualquer cidadão interessado em se antecipar aos riscos e suas consequências possa ser agente de transformação e a Pós-Graduação em Cidades Resilientes e Gestão de Riscos e Desastres é um dos pontos de partida para essa mudança.
Objetivo do curso
Capacitar profissionais dos setores públicos ou privados para as ações necessárias no âmbito preventivo, de preparação, resposta e reconstrução norteadas pelo objetivo de redução dos desastres, em alinhamento com a lei 12608/12 da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil praticada no Brasil. A capacitação possui amplitude diferenciada com o estudo de planejamento contingencial, operacional, gerencial para desastres. Capacita na Avaliação de danos e prejuízos, no conhecimento da documentação e os trâmites para a assessoria aos chefes do poder executivo quanto à decretação de situação de emergência, estado de calamidade pública, bem como noções jurídicas para a percepção da real necessidade da utilização desses instrumentos e suas consequências. Estabelece procedimentos de atendimento com produtos perigosos, sistemas de comando de incidente (SCI) e formação de brigadista.
A quem se destina
A todos que atuam ou desejam atuar como Gestores de Crises, Diretores de Operações em Emergências Ambientais, Bombeiros, Policiais militares, funcionários públicos de autarquias ou das mais diversas secretarias estaduais, funcionários públicos federais, profissionais da área ambiental, da saúde, de segurança do trabalho, engenharias, entre outros.
Descrição do programa
Curso com metodologia desenvolvida pela Estratégia Internacional para Redução de Riscos de Desastres da ONU(EIRD/ONU). Apesar de se tratar de uma iniciativa global, a Campanha Construindo Cidades Resilientes tem como foco os governos locais, principais responsáveis por ações de redução de riscos de desastres nas cidades. Esse curso atende a todos os quesitos preconizados pela ONU, com profissionais capacitados pela UNISDR (ONEA/GETI) em Resiliência e Redução do Risco no Ambiente Urbano: Desenvolvimento de Capacidades para a construção de Cidades Resilientes.
Metodologia
abordagem pedagógica do curso possibilita que, na mesma medida em que a teoria desenvolve-se ao longo dos conteúdos programáticos, estejam também previstas atividades práticas, por meio do uso de laboratórios e de equipamentos específicos, de forma a permitir não apenas a plena compreensão dos temas em estudos teóricos, mas também em sua vivência experimental e prática. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio. 
Apresentação dialogada, recursos didático/tecnológicos; estudos de casos e simulados de mesa. Utilização da metodologia da UNISDR para construção de cidades resilientes: Indicadores Urbanos Locais. Cada participante poderá desenvolver um projeto específico para o seu município durante a realização do curso com orientação de especialistas. 

Em atendimento a lei 12608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC) exige-se a preparação por parte de técnicos, gerentes e administradores para que as ações globais que norteiam a PNPDEC possam integrar-se às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável.

 
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo
Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental  - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
Conteúdo programático
DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Sistema Integrado de Informação em Gestão de Riscos e Desastres30h/a
Classificação e Procedimentos em Emergências com Produtos Perigosos30h/a
Planejamento e Gerenciamento de Emergências e Desastres30h/a
QBRN, AMUVI e Gestão Médica e de Equipes de Saúde em Desastres30h/a
Gestão Integrada de Proteção e Defesa Civil e NUPDEC15h/a
Metodologia Científica, Desenvolvimento de Projeto e Pesquisa – TCC30h/a
Planos de Auxílio Mútuo (PAM) e Ações de Emergência (PAE)30h/a
Construindo Cidades Resilientes, Inteligentes e Sustentáveis45h/a
Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e em Edificações30h/a
Proteção e Defesa Civil nas Instituições de Ensino: Prevenção e Ação30h/a
Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Gestão de Riscos e Desastres15h/a
Mapeamento de Riscos e Vulnerabilidades Municipais30h/a
Riscos Estruturais Iminentes em Edificações e Movimentos de Massa45h/a
Ética e logística humanitária15h/a
Gestão de Risco de Desastres Tecnológicos30h/a
Novas tecnologias para gestão de desastres30h/a

Em termos objetivos específicos a Pós-Graduação em Cidades Resilientes e Gestão de Riscos e Desastres pretende desenvolver em seus discentes, os conhecimentos, atitudes e habilidades pautadas nas seguintes competências:

CONHECIMENTOS: Realizar planejamento contingencial, operacional e gerencial para desastres considerando os aspectos organizacionais das atividades de resposta, desenvolvimento na área de comunicação, campanhas educativas e inserção da proteção e defesa civil junto às instituições de ensino. Elaborar procedimentos de atendimento com Produtos Perigosos, Sistemas de Comando de Incidente (SCI) e formação de brigadista.
HABILIDADES: Capacitar profissionais para as ações necessárias no âmbito preventivo, de preparação, mitigação, resposta e reconstrução norteadas pelo objetivo de Gestão de Riscos, Conflitos e Desastres.
ATITUDES: Avaliação de danos e prejuízos, no conhecimento da documentação e os trâmites para a assessoria aos chefes do poder executivo quanto à decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública. Estabelecer ações de prevenção e resposta em diferentes situações de emergência e desastres em eventos críticos, apresentando resposta especializada, a partir do acionamento até a resolução. Essas atitudes estão norteadas por ações proativas, seja em situações de normalidade (prevenção, planejamento, mitigação), quanto nas anormalidades (respostas, reconstrução).

O curso preconiza a Construção de Cidades Resilientes, em atendimento a Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD) da ONU, tendo como subsídios os princípios do Marco de Sendai (2015-2030).

Investimento - 18 parcelas de R$ 297,00 (até 30/06/2019) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Slide4 1024x576 - CRIS-GRD

Slide5 1024x576 - CRIS-GRD