
Um curso 100% prático, baseado em estudos de casos
Curso ministrado pela Profa. Dra. Patrícia SOTTORIVA, que desenvolve, entre outros projetos, EAR's para muitas empresas, o que a habilita elencar um grande repertório de situações reais a partir das quais o aluno aprende, na prática, a fazer considerações, relacionar prováveis consequências, analisar as normas e procedimentos vigentes, entre outros elementos imprescindíveis para um completo e abrangente EAR.
com o uso de metodologias ativas com aprendizagem baseada na SOLUÇÃO DE PROBLEMAS e em PROJETOS
As metodologias ativas podem ser diversas e suas formas de aplicação também são, mas apesar de bastante plurais seguem a mesma premissa: o aluno/profissional é protagonista em seu próprio aprendizado. Assim, o objetivo é, por meio de técnicas de ensino, estimular a autonomia e proatividade.
A ideia é a de ‘aprender fazendo’. A Aprendizagem Baseada em Solução de Problemas (ABSP) e em Projetos(ABP) tem o propósito de integrar diferentes conhecimentos, além de fomentar o desenvolvimento de competências. Aliás, ao estimular a solução para problemas do mundo real, se permite o controle de quais aprendizados e habilidades serão adquiridos.
com utilização do software ALOHA da EPA
Neste curso o aluno aprenderá a instalar e utilizar o ALOHA® e a incorporar seus resultados nos EAR's.
O ALOHA® é o programa de modelagem de riscos para o conjunto de software CAMEO® , que é usado amplamente para planejar e responder a emergências químicas.
O ALOHA permite inserir detalhes sobre uma liberação real ou potencial de substâncias químicas e, em seguida, gerará estimativas da zona de ameaça para vários tipos de riscos. A ALOHA pode modelar nuvens de gás tóxico, nuvens de gás inflamáveis, BLEVEs (Expansão explosiva da nuvem de vapor de um líquido em ebulição), incêndios em jato, incêndios em poças e explosões de nuvens de vapor. As estimativas da zona de ameaça são mostradas em uma grade no ALOHA, e também podem ser plotadas em mapas no MARPLOT® , no ArcMap da Esri, no Google Earth e no Google Maps. A zona vermelha de ameaça representa o pior nível de perigo, e as zonas de ameaça laranja e amarela representam áreas de perigo decrescente.
com o uso e disponibilização de uma ferramenta de apoio, produção e redação de estudos - bRAS
Todo aluno do curso receberá uma licença pessoal e intransferível do software builder of Risk Analysis Studies que permite, com o simples preenchimento de tópicos de textos e de dados, criar um projeto consistente em um tempo reduzido.
A facilidade do bRAS está na divisão exata das tarefas: o usuário edita um tópico do EAR de cada vez de forma independente sem se preocupar com os demais. Além disso, o usuário conta com textos de orientação e exemplos durante a edição. Ao final da edição dos tópicos, o bRAS permite criar um único documento contendo o texto integral do seu EAR – para ser consultado, impresso ou exportado para ferramentas .
