Armazenamento, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos

Armazenamento, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos

transporte PP e1524531622247 - Armazenamento, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos
 CARGA HORÁRIA 

Teórica  15h

Prática 15h

TOTAL 30h

OBJETIVO DA DISCIPLINA                                                                                                                               

Esta disciplina aborda a classificação e simbologia dos produtos perigosos, formas de identificação dos riscos pertinentes ao transporte, conhecer e aplicar a legislação que normatiza o transporte, diferenciar a responsabilidade dos diversos órgãos envolvidos na prevenção e resposta em emergências com produtos perigosos.

EMENTA DA DISCIPLINA                                                                                                                                       

Avaliação do Ambiente em Emergências com Produtos Perigosos, Instituição e Atores Envolvidos, Legislação para Transporte de Produtos Perigosos, Identificação de Produtos Perigosos e Manuseio do Manual da ABIQUIM em emergências químicas.

CONTEÚDO DA DISCIPLINA                                                                                                                               

Prevenção e atendimento no manuseio, armazenagem e transporte de Produtos Perigosos (PP). Codificação COBRADE com Produtos Perigosos. Classificação de riscos. Painel de segurança. Legislação sobre o transporte rodoviário de produtos perigosos; Guia de emergência; Zonas de trabalho para controlar um acidente com produtos perigosos e os diferentes tipos de EPI´s. Listar os procedimentos para registrar uma chamada com produtos perigosos. Enumerar os procedimentos a serem tomados no atendimento a uma emergência com produtos perigosos.

METODOLOGIA DA DISCIPLINA                                                                                                                       

Aula expositiva dialógica, exposição de slides e videos por meio de multimídia, resolução de exercícios e discussão de temáticas relacionadas a disciplina, materiais de apoio para leitura complementar e dinâmicas de grupo. Acesso a sistemas e sites sobre Produtos Perigosos. Aula Prática em Centro de treinamento especializado.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM                                                                                                                       

A avaliação dos alunos será por meio de avaliação presencial e atividades desenvolvidas durante a disciplina. Exercícios realizados durante a disciplina peso: 40%. Avaliação escrita no final da disciplina peso 60%. Avaliação escrita será realizada no último dia de aula da disciplina, período das 15h as 18h, seguindo cronograma de aulas das disciplina.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A DISCIPLINA                                                                                       

Leiva, C. A.; Macias-Seda, J.; Cadenas, M.; SOTTORIVA, P. R. S. Atendimento de Saúde a Múltiplas Vítimas e em Catástrofes. 02. Ed. Curitiba: SAMU INTERNACIONAL, 2014. V. 01. 736p (ISBN 978-85-65994-00-2).

Decreto Federal nº 5.098, de 3 de junho de 2004. Decreto nº 4299 – 21/06/2001. Decreto nº 96.044/1988. MORAES, G., Regulamentação do transporte terrestre de produtos perigosos comentada, Rio de Janeiro (RJ), 2007, 2º edição. MORAES, G., Segurança na Armazenagem, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos, Rio de Janeiro (RJ), 2005, 2º edição.

Barretto CLG. Procedimentos para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na atividade de coprocessamento, com ênfase no transporte de produtos perigosos. Curitiba. 2005.

Araújo, Giovanni Moraes de. Regulamentação do transporte terrestre de produtos perigosos. 1ª edição. Rio de Janeiro. 2001.

ABIQUIM. Manual para atendimento de emergência com produtos perigosos.