Dependência química – risco social 120h

Slide2 e1553035804934 - Dependência química - risco social 120h

Atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco pessoal e social

carga horária: 120 h/a  (60h estágio)
Coordenação: Psicóloga Jhenifer Helena Andrade  Resultado de imagem para clique  png

[email protected]

Introdução
Nas comunidades terapêuticas são necessárias pessoas que sejam, além de bem capacitadas, comprometidas e motivadas por suas responsabilidades no trabalho. Cada comunidade terapêutica deve oportunizar um ambiente, no qual todos se sintam estimulados a usarem seus conhecimentos e as habilidades interpessoais para que essa comunidade dê sempre o seu melhor a todas pessoas que nela estão em tratamento. Para atender a essas exigências com excelência e qualidade, é fundamental investir também na qualidade de vida e formação de pessoas que serão monitores.
Objetivo do curso
Capacitar o aluno para abordar a dependência química e o manejo em situações de tratamento tanto ambulatorial quanto de internação. Desenvolver habilidades sobre consultoria em dependência química, dos transtornos mentais, da dinâmica familiar, da dinâmica grupal, de técnicas terapêuticas e familiares, capacitação para abordagem motivacional, em prevenção da recaída e para o trabalho inter e multidisciplinar.
A quem se destina
A todos profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar no trabalho com dependentes químicos.
Descrição do programa
Curso com metodologia desenvolvida por profissionais que atuam diretamente com dependentes químicos, por meio de aulas expositivas com estudo de casos, seminários, discussão de textos, filmes, casos clínicos, observação de atendimentos e prática de estágio supervisionado em ambulatório e internação.
Metodologia
abordagem pedagógica do curso compreende estudo de casos que, na mesma medida em que a teoria desenvolve-se ao longo dos conteúdos programáticos, estejam também previstas atividades práticas. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio. 
Apresentação dialogada, recursos didático/tecnológicos; estudos de casos e seminários.  Nessa modalidade são 50 h/a teórico-prática; 60 h/a de estágio prático em clínicas e comunidades terapêuticas e 10h de seminários e autoconhecimento. 
método educacional IBEDS tem foco na Excelência em Educação e formação de líderes que no processo contínuo do Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional permitirá que todos os alunos possam identificar suas aptidões e potencializá-las, por meio do acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso
Conteúdo programático
DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Atenção, defesa e proteção a pessoas em situações em risco pessoal e social5
Introdução à Dependência Química5
Tratamentos5
Prevenção ao uso indevido de drogas, família, escolas e sociedades5
Codepedência - a doença da família5
Clínicas e Hospitais5
Comunidades Terapêuticas e Acesso Público5
Desenvolvimento do Profissional5
Interdisciplinaridade do Cuidado 5
Projeto de Estágio5
Estágio Supervisionado60
Autoconhecimento, desenvolvimento profissional e pessoal5
Seminários5
Coordenação Jhenifer Helena Andrade
Psicóloga (FACEL, 2015) Especilista em Dependência Química (FACEL, 2016), Psicologia Analítica (Capacitar, 2016) e Psicologia do Esporte (Unyleya, 2017). Atualmente é pós-graduanda em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (Unyleya 2019 --) e aprofunda os estudos em Psicologia do Esporte (CEPPE). Atua na área de dependência química há 3 anos, em clínicas de internamento integral e clínica dia, além de atendimento psicoterapêuticos individuais e grupais.
CV: http://lattes.cnpq.br/2635830346518518
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo
Docentes

Adauto Souza

Jhenifer Helena Andrade

João Alberto Bellintani

José Luiz Dombeki

Liane Veronese

Look Sky Walker Tida Lins

Luciano Gaspar

Marllon Henrique Andriola

Patrícia R. S. Sottoriva

Rafael Skroch Andretta Vasconcellos

Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental  - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
- Para turmas in company será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes. Também será fornecido um termo de encerramento do curso, que, juntamente com as listas de presença, são evidências da realização do treinamento.
Inscrição

Identificação*
E-mail*
Telefone para contato*
-
Endereço:*
escolha a turma:*