C102 – movimentos de massa condicionantes naturais e antropicos

Desastres e1535410331140 - C102 - movimentos de massa condicionantes naturais e antropicos

Movimentos de massa: condicionantes naturais e antrópicos

carga horária: 60 h/a 
Introdução
O escorregamento de terra em áreas urbanas de ocupação irregulares de encostas é um dos principais fenômenos de instabilização do solo, causador de inúmeros prejuízos sociais e ambientais no Brasil e no mundo. Relacionado diretamente com eventos pluviométricos e somado as ocupações desordenadas do solo, as construções vulneráveis edificadas em áreas de taludes e a falta de infraestrutura urbana para as moradias, os escorregamentos de terra podem se transformar em eventos adversos denominados desastres.
Em grandes proporções, as destruições sociais e ambientais geradas por esses desastres, afetam diretamente as comunidades urbanas, principalmente as localizadas em áreas de risco, na qual vidas podem ser ceifadas e grandes áreas ambientais normalmente são destruídas.
Objetivo do curso
Promover o conhecimento da formação e a habilidade de identificação preliminar das possibilidades de ocorrência de movimentos de massa. Compreender a classificação dos movimentos de massa; Mecanismos de formação dos movimentos de massa; Riscos e vulnerabilidades associados aos movimentos de massa; Condicionantes naturais e antrópicos; Desastres causados por movimentos de massa.
A quem se destina
Profissionais da Engenharia Civil, Arquitetura, Tecnólogos em Construção Civil, Técnicos de Edificações, Geólogos e demais profissionais e estudantes atuantes na área.
INFORMAÇÕES EM PDF
Descrição do programa
Este curso apresenta uma proposta diferenciada, para qualificar o discente no acesso aos conhecimentos técnicos e suas diferentes aplicações, sejam estas profissionais ou comerciais. Serão abordados temas fundamentais, tais como responsabilidade profissional, segurança em edificações, entre outros temas do cotidiano de trabalho na área de Engenharia Civil e Arquitetura.
Metodologia
O curso contemplará aulas teóricas e práticas em que o aluno entrará em contato com várias técnicas contextualizadas, permitindo total esclarecimento de suas dúvidas. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio.
A abordagem metodológica do curso na medida em que os conteúdos teóricos se desenvolvem de forma interativa, possibilita atividades práticas, onde cada participante executa as técnicas ensinadas em dupla, de forma a permitir não apenas a plena compreensão dos temas teóricos, mas também em sua vivência experimental e prática.
O método educacional IBEDS tem foco na Excelência em Educação e formação de líderes que no processo contínuo do Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional permitirá que todos os alunos possam identificar suas aptidões e potencializá-las, por meio do acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo
INSCREVA-SE AGORA!
Conteúdo programático
DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Classificação dos movimentos de massa.5 h/a
Mecanismos de formação dos movimentos de massa.10 h/a
Riscos e vulnerabilidades associados aos movimentos de massa.10 h/a
Condicionantes naturais.10 h/a
Condicionantes antrópicos.10 h/a
Desastres causados por movimentos de massa.5 h/a
Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional5 h/a
Sensoreamento local e remoto5 h/a
 
Instrutor: Prof. Eng. Marcelo Alexandre Solera
Especialista em Patologia nas Obras Civis e Engenharia de Edificações, Meio Ambiente e Saneamento; Graduação: Engenharia Civil (PUCPR, 2001); Experiências: Consultor na área de Engenharia Civil e em Análise e Avaliação de riscos estruturais e movimento de massa (deslizamentos).
CV: http://lattes.cnpq.br/4198486893798354
Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental  - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
- Para turmas in company será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes. Também será fornecido um termo de encerramento do curso, que, juntamente com as listas de presença, são evidências da realização do treinamento.

 

QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO CURSO

INSCREVA-SE AGORA!
INFORMAÇÕES EM PDF
GARANTA SUA VAGA!
Caso tenha uma demanda acima de 5 pessoas ou deseja informações de como levar esse curso para sua cidade/empresa, preencha o formulário e entraremos em contato com você.
CONTATO PERSONALIZADO
Todos os cursos tem no processo educacional o foco no Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional. 
Todos os alunos terão o acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso.
Para garantir a excelência na educação as vagas são limitadas a 20 alunos por turma. Portanto faça agora sua inscrição e garanta sua vaga!
⇑ INCLUSO 
Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).
Garantia de acompanhamento de um Coach no período de realização do curso.
$ INVESTIMENTO
R$ 627,00
  • Condições especiais para grupos de 5 alunos, consulte-nos;
  • Para turma in company, consulte-nos.
⊗ CANCELAMENTO CURSO
Curso cancelado pelo IBEDS, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago da inscrição.
Pelo ALUNO até 10 dias antes do início do treinamento, será devolvido 75% do valor pago.
Após o início do curso, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.
 ◊ NÚMERO DE VAGAS
Limitado: As vagas serão preenchida de acordo com a ordem de pagamento das inscrições.
Máximo 20 alunos por turma.
As inscrições excedentes ao número de vagas ficarão em lista de espera.