Riscos estruturais iminentes em edificações e imóveis

c81 1 - Riscos estruturais iminentes em edificações e imóveis

Riscos Estruturais Iminentes em Edificações e Imóveis

carga horária: 60 h/a 
Coordenação: Eng. Esp.  Marcelo Solera
Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Patrícia Sottoriva
Introdução
Inúmeras são as possíveis causas geradoras de indícios de riscos estruturais iminentes em edificações. A falta de manutenção dos imóveis, a não contratação de profissionais habilitados para sua construção, o descaso na aplicação de normas técnicas e o desconhecimento das legislações vigentes e correlatas sobre tal assunto, são as principais causas do surgimento de patologias estruturais em prédios habitacionais e comerciais em praticamente todas as cidades. Saber identificar as edificações vulneráveis com problemas de ordem estrutural e com riscos de desabamentos é de fundamental importância para garantir a segurança das pessoas que habitam ou utilizam profissionalmente estes imóveis.
Objetivo do curso
Promover o conhecimento e a habilidade de identificação dos riscos estruturais iminentes existentes em edificações e imóveis. Desenvolver habilidades sobre conhecimentos das normas técnicas e legislações correlatas; Problemas estruturais causados por obras em fase de escavação; Patologias em fundações; Problemas estruturais em muros de divisa e arrimo; Fissuras, trincas e rachaduras em paredes de alvenaria; Patologias em estruturas de concreto armado; Manutenção das edificações. Aprimorar a consciência crítica e responsabilidade na avaliação de situações que impliquem em risco à vida e ao patrimônio. 
A quem se destina
O curso é destinado a todos os profissionais que atuam na área de construção civil. Profissionais que trabalham com execução de obras ou com desenvolvimento de laudos técnicos periciais, poderão ter seus conhecimentos atualizados.
Descrição do programa
Este curso apresenta uma proposta diferenciada para qualificar o discente no acesso aos conhecimentos técnicos e suas diferentes aplicações, sejam estas profissionais ou comerciais. Serão abordados temas fundamentais, tais como responsabilidade profissional, segurança em edificações, entre outros temas do cotidiano de trabalho na área de engenharia civil.
Metodologia
A abordagem pedagógica do curso possibilita que, na mesma medida em que a teoria desenvolve-se ao longo dos conteúdos programáticos, estejam também previstas atividades práticas, por meio do uso de imagens e vídeos específicos, de forma a permitir não apenas a plena compreensão dos temas em estudos teóricos, mas também em sua vivência experimental e prática. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio.
método educacional IBEDS tem foco na Excelência em Educação e formação de líderes que no processo contínuo do Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional permitirá que todos os alunos possam identificar suas aptidões e potencializá-las, por meio do acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo
Conteúdo programático
DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Normas técnicas e legislações (NBR's; Leis e Decretos; NR's).5h/a
Obras em fase de escavação.7h/a
Patologias em fundações.7h/a
Problemas estruturais em muros de divisa e arrimo.6h/a
Fissuras, trincas e rachaduras em paredes de alvenaria.7h/a
Patologias em estruturas de concreto armado.7h/a
Manutenção das edificações.6h/a
Noções básicas de segurança5h/a
Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional5h/a
Sistemas de monitoramento5h/a
Instrutor: Marcelo Alexandre Solera
Especialista em Engenharia de Edificações, Meio Ambiente e Saneamento pela Faculdade Anchieta (2015) e em Patologia nas Obras Civis pelo Instituto Daher De Lucca (2010), graduado em Engenharia Civil pela PUC/PR (2001) e Técnico em Edificações pelo – CEFET/PR (1994). É coordenador técnico da COSEDI, Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis, na Prefeitura Municipal de Curitiba e Consultor na área de Engenharia Civil e em Análise e Avaliação de riscos estruturais e movimento de massa (deslizamentos).

No curso "Riscos Estruturais Iminentes em Edificações e Imóveis" você fará visita técnica em edificações com patologias estruturais e terá conhecimentos básicos em engenharia civil, patologias estruturais para desenvolvimento pessoal e profissional!

Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental  - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
- Para turmas in company será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes. Também será fornecido um termo de encerramento do curso, que, juntamente com as listas de presença, são evidências da realização do treinamento.

c81 1 208x300 - Riscos estruturais iminentes em edificações e imóveis

 

Inscrição

Identificação*
E-mail*
Telefone para contato*
-
Endereço:*
Escolha qual turma deseja inscrever-se: *
Caso tenha uma demanda acima de 10 pessoas ou deseja informações de como levar esse curso para sua cidade/empresa, preencha o formulário e entraremos em contato com você.
CONTATO PERSONALIZADO
Todos os cursos tem no processo educacional o foco no Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional. 
Todos os alunos terão o acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso.
Para garantir a excelência na educação as vagas são limitadas. Portanto faça agora sua inscrição e garanta sua vaga!
⇑ INCLUSO 
Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).
Garantia de acompanhamento de um Coach no período de realização do curso.
$ INVESTIMENTO
Condições especiais para grupos de 10 alunos, consulte-nos;
Condições especiais para empresas conveniadas, consulte-nos;
Para turma in company, consulte-nos.
⊗ CANCELAMENTO CURSO
Curso cancelado pelo IBEDS, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago da inscrição.
Pelo ALUNO até 10 dias antes do início do treinamento, será devolvido 75% do valor pago.
Após o início do curso, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.
 ◊ NÚMERO DE VAGAS
Limitado: As vagas serão preenchida de acordo com a ordem de pagamento das inscrições.
As inscrições excedentes ao número de vagas ficarão em lista de espera.