Introdução
Nas comunidades terapêuticas são necessárias pessoas que sejam, além de bem capacitadas, comprometidas e motivadas por suas responsabilidades no trabalho. Cada comunidade terapêutica deve oportunizar um ambiente, no qual todos se sintam estimulados a usarem seus conhecimentos e as habilidades interpessoais para que essa comunidade dê sempre o seu melhor a todas pessoas que nela estão em tratamento.
Objetivo do curso
Capacitar o aluno para abordar a dependência química quanto a classificação, efeitos, prejuízo fisiológico e psicológico das drogas. Desenvolver o profissional para auxiliar no tratamento e no contato com os dependentes químicos. Os participantes terão noção sobre situações pelo ângulo jurídico, através da explanação sobre a legislação brasileira e o uso de substâncias ilícitas e Ações Judiciais.
A quem se destina
A todos profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar no trabalho com dependentes químicos.
Descrição do programa
Curso com metodologia desenvolvida por profissionais que atuam diretamente com dependentes químicos, por meio de aulas expositivas com estudo de casos, seminários, discussão de textos, filmes, casos clínicos, observação de atendimentos.
Metodologia
A abordagem pedagógica do curso compreende estudo de casos que, na mesma medida em que a teoria desenvolve-se ao longo dos conteúdos programáticos, estejam também previstas atividades práticas. Serão utilizados metodologias ativas, educação disruptiva e material instrucional próprio.
Apresentação dialogada, recursos didático/tecnológicos; estudos de casos e seminários.
O método educacional IBEDS tem foco na Excelência em Educação e formação de líderes que no processo contínuo do Autoconhecimento, Desenvolvimento pessoal e profissional permitirá que todos os alunos possam identificar suas aptidões e potencializá-las, por meio do acompanhamento de um profissional Coach durante a realização do curso.
Diferencial IBEDS
A participação do aluno acontecerá muito além da vivência em sala de aula. As ferramentas de autoconhecimento aplicadas permitirão ao aluno descobertas intrínsecas que favorecerão o desenvolvimento de ações futuras planejadas e focadas, poupando energia e tempo.
Conteúdo programático
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
Autoconhecimento, desenvolvimento profissional e pessoal | 5 h/a |
Introdução à Dependência Química | 10 h/a |
Desenvolvimento do Profissional | 10 h/a |
Interdisciplinaridade do Cuidado | 10 h/a |
Seminários | 5 h/a |
Psicóloga (FACEL, 2015) Especilista em Dependência Química (FACEL, 2016), Psicologia Analítica (Capacitar, 2016) e Psicologia do Esporte (Unyleya, 2017). Atualmente é pós-graduanda em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (Unyleya 2019 --) e aprofunda os estudos em Psicologia do Esporte (CEPPE). Atua na área de dependência química há 3 anos, em clínicas de internamento integral e clínica dia, além de atendimento psicoterapêuticos individuais e grupais.Coordenação Jhenifer Helena Andrade
CV: http://lattes.cnpq.br/2635830346518518
Fale com o coordenador: [email protected]
Docentes
Liane Veronese |
Marllon Henrique Andriola |
Look Sky Walker Tida Lins |
João Alberto Bellintani |
Jhenifer Helena Andrade |
Certificação
O curso terá certificação do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental - IBEDS.
- Será emitido um certificado para cada participante do curso que obtiver conceito igual ou superior a “C” e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades acadêmicas (A: 10,0 a 9,1; B: 9,0 a 8,1; C: 8,0 a 7,0).
- Para turmas in company será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo na frente os dados da empresa contratante e da contratada, o curso ministrado e sua duração (horas/aula). No verso constará o conteúdo programático do curso e os nomes dos participantes. Também será fornecido um termo de encerramento do curso, que, juntamente com as listas de presença, são evidências da realização do treinamento.
Inscrição